quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Desabafo de um estranho

Estava eu la na base do balcão quando chega um amigo, resolvemos pegar algo para beber enquanto conversávamos, ele virou e falou:
"Que tal uma Coca-Cola" (bom como todos devemos* saber a coca-cola é uma grande empresa e o seu refrigerante principal e mais vendido é o produto Coca-Cola),
eu muito gentilmente disse:
"Não muito obrigado prefiro um suco natural mesmo "
ele com uma cara já meio estranha veio a dizer:
"fica tranqüilo cara eu pago"
e eu respondi:
" Muito obrigado mesmo, mais eu não tomo coca" (bom esse é o ponta pé inicial da discussão de hoje)
ele muito indignado perguntou:
"Restrição médica? Academia? Algo assim? "
eu já sabendo que isso ia gerar algo maior respondi com clareza:
"Não cara eu não gosto mesmo, não gosto pelo sabor, porque faz mal entre outros fatores alguns médicos também"
Praticamente o lugar todo olhou para mim com cara de reprovação, eu realmente achei aquilo MUITO interessante e pensei que seria um bom assunto para se falar.

As pessoas da nossa atual sociedade estão vivendo na inércia de tudo, religião, política, economia, e muitas outras coisas que nós não paramos pra pensar antes de agir, simplesmente fazemos. Como por exemplo quando vemos algum homem de cabelo comprido e roupas pretas, logo imediatamente pensamos que ele é um "roqueiro" (que é uma expressão muito usada sem ao menos definirmo pois existem diversidades numerosas de estilos musicais dentro do rock), ou mesmo quando alguem nos fala que não acredita no Deus cristão,e que segue outra religião que acredita em outras coisas as pessoas automaticamente julgam como uma pessoa ruim como se essa mesma pude-se fazer um mal tão terrível para a humanidade e a "sociedade" que ela viver que nós praticamente fazemos como na antiga inquisição, só faltando jogar na fogueira pois essa pessoa é totalmente desprezada.

Vivemos impostos por outras pessoas que se julgam grandes autoridades, e que podem simplesmente sair por ai impondo o que querem, e como estamos acostumados a simplesmente seguir nem vemos o erro e o preconceito que estamos cometendo. Nossa "consciência social" não nos permite criticar, não nos permite ir contra, pois ir contra isso é ir contra a sociedade e a mesma impõe que ir contra a ela é ir contra a lei e assim ficamos eternamente sem poder nos expressar (onde está minha liberdade de expressão agora? é isso que deveríamos nos perguntar).

Muitas vezes me pego falando coisas e as pessoas me criticando por falar aquilo alto, ou mesmo por falar aquilo porque eu poderia ser mal visto ou mal falado, que alguem poderia nem querer mais falar comigo por ter aquela certa opinião, e eu paro e penso, se o cara realmente gosta da minha amizade, ele tem que aceitar minha opinião pois eu também terei que aceitar a dele e se ele gosta de ir no terreiro, se ele gosta de ir na igreja, se ele gosta de mexer com tarot ou mesmo se ele fala ser clarevidente, isso não importa desde que ele seja ele mesmo e não queira se impor falando que as coisas dele são certas e as minhas erradas, a minha crença, o meu jeito de pensar pode não mudar com uma conversa, mais nem por isso eu vou aniquila-lo por ter uma opinião divergente ou contraria a minha, pelo contrario, devo ficar feliz que ele possa ter uma mente capaz de pensar e trazer a própria opinião dele e não ficar a traz na inércia de algo pré montado sem nenhuma crítica, sem tentar opinar.

Devemos sempre pensar, olhar e realmente cogitar se é aquilo que queremos, e se nos faz bem, e se acharmos que não faz, devemos ir a traz de mudar e tornar o mais próximo do que queremos, acho que se todos pensasse assim poderíamos melhorar e muito nosso modo de viver.



Valter M D'ambrosio

7 comentários:

  1. o cara que escreveu eh bem inteligente paokspaksoak =D mto foda caraa realmente mto foda
    -Godoi

    ResponderExcluir
  2. coca-cola é o sangue de Cristo, mermão.
    quanto ao senso crítico, ele enjoa. As massas são adoráveis.

    ResponderExcluir
  3. Com essa massificação de senso crítico, por fim o diferente acaba se tornando normal e banalizado. E estereótipos são modelos mentais (paradigmas) utilizados por nosso cérebro para nos referenciarmos diante de certas situações. Imagine se tivessemos que ficar em dúvida toda vez que vissemos um cara de cabelo grande e todo de preto, por isso nosso cérebro cria um estereótipo de "roqueiro" para ele. Se caso nosso nível de conhecimento no assunto for mais elevado, claro que conseguiremos definir melhor, mas como a grande maioria das pessoas não têm, então generalizamos. E só estamos sobrevivendo e evoluindo até hoje por causa disso.
    Claro que tudo isso tem suas desvantagens, na questão do preconceito, mas isso vai de geração para geração, de lugar para lugar. Assim como achamos ridículos essa novo "Rock Colorido" o pessoal que vive nessa onda não vê esse lado que nós vemos. Assim como um conservador que não vive outras religiões não vê o lado que quem vive, vê.

    ResponderExcluir
  4. Aplausos para comentário do Guilherme!

    ResponderExcluir
  5. Sim concordo com seu ponto de opinião, o problema é que muitas vezes as pessoas julgam sem conhecer, sem ao menos escutar o que a outra tem a dizer, sem ter base nenhuma, um conservador poucas vezes conhece outras coisas alem da que ele mesmo "conserva" e isso muitas vezes o torna apenas um peso morto que vive na inércia imposta por tudo, sem cogitar sem nem mesmo se perguntar o porque daquilo.

    ResponderExcluir
  6. Mas aí temos que levar em consideração a seguinte pergunta: Ele está feliz? Por que seria bom para ele mudar, se ele não se sente incomodado com isso?
    Se tentarmos impor isso, nós seremos os radicais, nós seremos os errados.
    Julgar é uma palavra muito perigosa. Julgar só envolve pensamentos, quando passa do julgar que vem o problema.
    E mesmo um "peso morto que vive na inércia imposta por tudo" tem algum fator de importância para a sociedade, se não, ela mesma trataria de 'eliminar' a existência dessa pessoa.

    ResponderExcluir